terça-feira, 22 de setembro de 2009

Despejo e destruição em acampamento do MST. Caucaia-Ceará.


Nesta sexta feira 18 de setembro o MST sofreu um ato de extrema violência do judiciário e Polícia Militar do Ceará.

Foi concedida ordem liminar de reintegração de posse contra as famílias acampadas na fazenda improdutiva Cararu, município de Caucaia, Ceará.

Por volta das 10h um oficial de justiça, acompanhado de seis policiais, foi cumprir a ordem de reintegração. As famílias sem terra pediram um prazo e a intermediação do INCRA, mas nada foi concedido. A partir daí teve início o terror: agressões verbais, ameaças, xingamentos e destruição das dezenas de barracas de lona. O oficial de justiça ameaçou prender um militante do MST, porém, com a intermediação dos advogados que assessoram o Movimento a situação foi revertida.

Os policiais colocaram os bens das famílias num caminhão cedido pelo proprietário e pretendiam despejá-las às margens da BR 222.

Por volta das 15h, a arbitrariedade foi suspensa com a intervenção do Comando da PM no Ceará desautorizando os policiais de continuarem o despejo.

A situação das famílias é extremamente precária e tensa. O MST aguarda uma audiência com INCRA na segunda-feira para tratar da desapropriação do imóvel.O movimento irá cobrar a responsabilização dos autores de toda a ilegalidade cometida.


Cláudio
Advogado - Rede Nacional de Advogados/as Populares
Setor de Direitos Humanos - MST

Nenhum comentário:

Postar um comentário